Como Pescar Peixe Porco [Iscas, Dicas, …]

Tamanho: Até 70 cm de comprimento
Peso: de 3 kg a 7 kg, a registro de maiores.
Cor: Prateado

De hábitos diurnos, tem um corpo comprimido e em feitio de diamante, com escamas e consegue rodar cada um dos olhos independentemente. Com um mecanismo de bloqueio da primeira espinha dorsal e uma boca forte com oito dentes grandes e muito afiados em cada maxilar, são muito agressivos, exigindo do pescador algum cuidado no seu manuseamento.

Conhecidos também são os verdadeiros roncos que emite, donde se presume derive o seu nome vulgar. São essencialmente carnívoros e alimentam-se de invertebrados, crustáceos e moluscos.

Conseguem partir as cascas duras dos ouriços e estrelas do mar com os dentes fortes. Aparecem em pequenos cardumes, embora seja mais vulgar aparecerem indivíduos solitários, ou em grupos até 5 adultos, e preferem fundos arenosos.

Grandes lutadores quando ferrados, vendem cara a derrota e lutam até ao fim. Para a sua pesca deve usar-se para isco lula, camarão ou ameijoa, e ter em atenção que costumam cortar a linha com os dentes, quando se sentem presos. Podem até morder o pescador, pelo que se deverá ter algum cuidado enquanto estiver vivo.

Iscas Naturais

Por estarem em regiões onde o camarão e a sardinha predominam, elas acabam sendo alimento principal do peixe porco.

Camarão: Os camarões são tipo os lambaris do rio, porque as maiorias dos peixes se alimentam deles, logicamente peixes médios, então por isso ele está presente nas iscas do peixe porco.

Sardinha: A sardinhas sim são alimentos de todos os peixes do mar, e com o peixe porco não seria diferente, eles gostam bastante.

peixe-porco-iscas

Iscas Artificias

A isca artificial mais usada, se você procurar vídeos vai ver, vários pescadores só pescando com ela.

Jumping Jig: Ela simula a sardinha também, possui cores e visual vibrantes que chamam a atenção do peixe, e ainda com o reflexo do sol elas se parecem mais ainda com a sardinha.

A isca de Jumping Jig tem um desempenho incrível, e é preferida por todos os pescadores de mar.

Utensílios para Pescar Peixe Porco

Vara: 15 a 25 libras

Carretilha: Perfil de baixo a médio, é bom sempre usar de perfil médio, porque o mar é uma surpresa, pode vim peixes diferentes e bem grandes, então você já vai estar preparado caso isso ocorra.

Linha: 30 libras, uma linha acompanhando o tanto de libras que a vara tem para ficar mais fácil de trabalhar a isca, sem que a linha pese e acabe estragando o efeito da isca artificial.

Snap: Tenha sempre o snap ou para a troca de isca artificial rápida ou para a troca de chumbada, tenha vários Jig na caixa para poder diversificar os tamanhos dos peixes.

Chumbada: Não tem como falar uma média, depende do mar, da força até da lua, isso mesmo a lua interfere também, então leve chumbadas de todos os tipos dentro do padrão do mar.

pescando-peixe-porco

Métodos usados e Dicas de Como Pescar Peixe Porco

Caso você for usar o método com isca natural, você vai armar toda sua vara e colocar a chumbada de acordo com a profundidade e velocidade do mar, feito isso é só esperar o peixe porco atacar.

Se você quiser ir simulando toques igual na isca artificial, é uma boa, só tome cuidado para a isca não sair do anzol e você não perceber, ai irá perder chances de pescar.

É bem simples, mas tem que saber trabalhar para não perder a isca.

E se for usar o Jumping Jig, é mais fácil ainda, trabalhe dando toque leves e pausados, normalmente o pessoal usa o tempo de 3 segundos para cada toque, então a isca vai tocar no chão do mar, e você da um toque conta 3 segundo da outro e assim vai.

Ficou a saber mais sobre como pescar peixe porco, desde as iscas e métodos utilizados e incluindo algumas dicas extra?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *