Como pescar Tilapia

A Tilápia é um peixe de água doce de tamanho razoável, que prefere as águas quentes das regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta.

É o terceiro peixe mais importante na aquicultura por conta de seu grande tamanho, fertilidade, crescimento rápido e sabor suculento.

Essa espécie também faz uma boa disputa para o pescador de água doce.
A seguir, você vai ler tudo o que precisa para aprender como pescar Tilápia de uma maneira bem simples.

Local Para Pescar Tilápia

O primeiro passo é decidir onde você vai começar sua pescaria. A Tilápia prefere águas quentes e calmas, onde a correnteza é bem suave.

É muito provável que você encontre esse peixe em praticamente qualquer região de águas quentes ao redor do país.
Uma vez que você decidiu onde irá pescar, vá a pé ou de barco e chegue um pouco antes do entardecer, é a hora em que a água próxima à superfície se encontra mais quente.

Procure por uma área próxima à costa com plantas aquáticas em abundância. As Tilápias comem muitos tipos de plantas aquáticas durante o dia todo, mas se empanturram de insetos nessas áreas abundantes em plantas enquanto o sol se põe.

Isca Para Pescar Tilápia

Na‘pesca com mosca’ (Fly fishing) use uma simples ‘mosca seca’ (Dry fly), arremesse-a na superfície da água e mantenha a linha bem esticada.

Deixe a mosca se mexer sobre a água livremente, as Tilápias não irão tocar ou testar as moscas a essa hora do dia, irão abocanhá-las inteiras.
Se estiver usando uma vara simples e uma carretilha, uma minhoca enrolada em um anzol número dois e uma boia presa 60 centímetros acima na linha é tudo o que você precisa.

Se estiver pescando em água rasa você pode usar um anzol menor e somente uma parte da minhoca nele.

tilapia-isca

Confronto com a Tilapia

Quando o peixe fisgar a isca, rapidamente puxe a vara para cima e para trás para prender o anzol na boca do peixe.

Mantenha a vara a 45° graus e deixe o peixe nadar por um tempo. A Tilápia é um peixe muito energético e sairá disparado assim que fisgado, como não são conhecidos por saltar você não precisa se preocupar em o peixe cuspir o anzol.

Uma vez que o peixe se afastou por volta de 40 e 90 metros comece a recolher a linha e o peixe.

[cp_modal display="inline" id="cp_id_3b0aa"][/cp_modal]

Tente não puxar ou abaixar a vara bruscamente, pois pode fazer com que o anzol se solte. Apenas mantenha a vara firme a 45° graus e recolha a linha num bom ritmo e sem pausas.

Depois da corrida inicial ele não irá brigar muito até estar a sua vista. Tenha sua rede sempre à mão, pois ele irá se sacudir furiosamente quando for tirá-lo da água.

Tilápia

Esse peixe se reproduz facilmente, mas seu crescimento não é tão acelerado como acontece com outras espécies.
Mesmo muito saborosa, sua carne não é muito prestigiada. Então cabe a tilápia muitas vezes ser o peixe forrageiro de criações.

As tilápias do Nilo são criadas em sua maioria são machos, porque sua reprodução é rápida, e acontece a partir dos quatro meses. Entre as tilápias é a que apresenta melhor desempenho. Se alimenta de detritos orgânicos, mas aceita bem rações.

Essa espécie pode chegar a 600 gramas em 6 meses.

tilapia

Existe uma preparação para a pesca da tilápia, é comum cevar o local. Para isso, um saco vazado cheio de pedaços de mandioca e batata doce crus deve ser colocado previamente na água.

Mais artigos relacionados com a tilápia:

Há quem faça por semanas, ou no dia da pesca, bem cedo.
Para o momento da pescaria, um atrativo para as tilápias pode ser um saco recheado de massa feita com farinha e morango.

Mas o que você não pode esquecer é de usar uma vara de pelo menos quatro metros, você não vai se arrepender.

Já ficou a perceber um pouco mais sobre o como pescar tilapia, as melhores iscas e os métodos utilizados?

Responda à ultima pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 comentário em “Como pescar Tilapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *