Como Pescar Piapara [Pingadinha, Rodadinha, …]

Tamanho: Média 40 cm e máxima de 80 cm
Cor: Prata com nadadeiras amareladas.
Peso: Em lugares certos ela pode chegar até 8 kg, mas mantendo como média de 3 kg a 4 kg.

Piapara está ai um peixe favorito meu, e de muitos pescadores, um peixe que te da emoção, adrenalina e satisfação.

A Piapara como digo é um troféu, além de sua pescar ser muito prazerosa, sua carne é muito boa, uma das preferidas de se comer.

Ela se encontra em rios, por ser um peixe muito forte, aguenta correntezas. É bastante comum pegar ela no fundo do rio, raramente você consegue pegar em meia água ou  superfície.

Por ser um peixe de muita força, precisa-se se um material muito resistente para sua captura.

Iscas Para Piapara

A Piapara não é pescada com isca artificial (Salvo, raros casos não citados até hoje), com isso possui uma extensa variedade de iscas naturais, elas são:

  • Massinhas (Muito comum de usar)
  • Milho (Também é um preferido dela)
  • Polenta
  • Caramujo (Para pescar com caramujo, você precisa conhecer da técnica, se não tiver ninguém para ensinar, não arrisque)
  • Caranguejo
  • Lambari (Dificilmente usado, mas pega também).

Como visto as iscas são de variedades, só com as massinhas já tem centenas de tipos no mercado de pesca, basta você escolher a do seu gosto ou ver a mais usada na sua região.

isca-piapara-massinha

Utensílios Para Pescar Piapara

Vara: Se for pescar de barranco, utilize varas compridas, se for de barco, use as medias.

Anzol: Escolha um anzol médio a pequeno, até para ficar justa com o tamanho da isca. Se for usar caranguejo use anzol duplo, para ele não soltar no arremesso.

Linha: É preferível usar linha multifilamento, por ter uma ação mais rápida e não estourar a linha, porque a piapara da umas puxadas fortes. Mas pode usar uma de nylon sem problemas.

Chumbada: A chumbada depende da força da agua do rio, tem rios que precisa de chumbada com peso de 30g a 40g, mas eu mesmo já pesquei em rios que precisava de 60g, isso você tem que ver na hora.

Girador: Use sempre um girador, para que sua linha não estrague ou embolem, de preferencia os giradores com rolamento.

Mais artigos sobre piapara e outros peixes:

Métodos Para Pescar Piapara

Rodadinha

É um método muito usado, para você aproveitar todo o trajeto que seu conjunto pode chegar. Você não precisa arremessar a isca, basta soltar a linha e quando sentir que a chumbada bateu no fundo segure a linha por 10 segundos e solte novamente e vai repetindo todo esse processo.

Normalmente a piapara entra na isca nesse período de 10 segundos, faça essa técnica até você perder a sensibilidade da linha e chumbada, quando isso acontecer, recolha a isca de uma conferida para ver se teve sinal de mordida do peixe e começa tudo novamente.

piapara

Essa técnica serve para você conseguir pescar com maiores chances de pegar a piapara naquele trajeto desejado, sem precisar ficar arremessando toda hora para trocar a isca de lugar.

O fator contra nessa técnica é que ela tem maiores chances de enroscar em alguma galhada no fundo do rio ou de você perder a sua isca nesse processo, mas se você souber como driblar esses problemas, fica tudo certo e sem dificuldade nenhuma.

Normal

E o método normal é quando você jogou ceva em tal área ou acredita que o cardume está lá, é só arremessar a isca e esperar o peixe pegar a sua isca. O bom dessa técnica é que você pode acertar com precisão exatamente onde a piapara está, então te da mais chance de acertar ela.

Ficou esclarecido sobre como pescar piapara, desde as melhores iscas e métodos utilizados, como rodadinha ou pingadinha? E as massinhas para piapara?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *