como-pescar-matrinxa

Como Pescar Matrinxã [Pesqueiro, Iscas, Represa, …]

Tamanho: Pode chegar a 80 cm
Peso: O peso médio geralmente é de 5 kg
Cor: Prateada

Matrinxã é um peixe muito procurado para a pesca, por ser um peixe muito esportivo e possui uma carne saborosa. Ele habita rios com águas claras e lagos, próximos a estruturas, como paus submersos, onde espreitam suas presas.

É um peixe de escamas. Sua carne é muito apreciada nas regiões Centro Oeste e Norte do país. Possui corpo alongado, um pouco alto e comprimido.

Sua coloração é prateada, com as nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. E possui  dentes são fortes.

É um peixe omnívoro, alimentando-se de frutos, sementes, flores, insetos e, ocasionalmente, de pequenos peixes (inclusive da própria espécie).

Iscas Para Matrinxã

Sabendo-se que o matrinxã é um peixe omnívoro, já temos uma grande ideia de iscas, com diversas variedades, iremos citar as mais usadas para a captura, elas são:

Iscas Naturais

  • Massinhas: Com as massinhas você pode simular algum fruto ou semente, é bom que trabalhe com as cores, vejas os frutos que estão naquela área e tente imitá-los com as massinhas.
  • Frutinhas: As próprias frutinhas que são sua fonte de alimentos pode ser uma boa, veja se no rio em que você está tem alguma arvore que derruba seus frutos no rio, porque é dela que o peixe se alimenta.
  • Lambari: A matrinxã também gosta de lambari, depende muito da região, às vezes não tem muita disponibilidade de frutas ou sementes para ela, então ela cria o abito de comer lambari e acaba sendo seu “prato principal”, por isso as vezes não pegamos certos tipos de peixes com as iscas que é de seu interesse.

Isca artificial

  • Miçanga: Com a miçanga você pode simular algum fruto ou semente, o bom é que se peixe começar a atacar a miçanga, você não precisa ficar repondo e gastando com isca natural, acaba sendo mais vantajoso.
  • Insetos: Na loja de pesca encontramos vários insetos artificiais de todos os tipos e tamanhos, seria interessante você pegar insetos que paira sobre o rio, porque quando eles caem na agua da matrinxã ataca e acaba sendo um inseto comum para o peixe.
  • Pequenos peixes: Também você encontra imitação de pequenos peixes artificiais, um exemplo é do lambari, você encontra bem semelhante e às vezes mais chamativo por causa de algum detalhe a mais, pode ser uma boa escolha.

matrinxa-iscas

Mais artigos sobre Matrinxã e outros peixes:

Utensílios Para Pescar Matrinxã

Para a pesca de matrinxã os materiais são bem simples e fáceis de achar.

Vara: A vara pode ser a sua escolha, se conseguir achar uma leve de carbono é bem melhor, caso não ache, não tem problema. É muito comum ver a pesca de matrinxã na vara de bambu por dar mais emoção.

Linha: De sempre preferencia a linha de multifilamento por ser mais resistente e de rápida ação, caso use de nylon procure entre 0,30mm a 0,60mm.

Anzol: Depende do tamanho da isca e do tamanho de peixe do local, mas procure usar sempre os anzóis médios.

Chumbada: Use a chumbada com isca natural, veja a força do rio o peso certo da chumbada.

pescar-matrinxa-vara

Métodos Usados Para Pescar Matrinxã

Na pesca de matrinxã é muito simples, caso for usar isca natural não tem segredo, é só você por a isca bem fia arremessar no local mais propenso dela estar e esperar que o peixe ataque, procure por poços no rio.

Caso use a isca artificial, procure sempre trabalhar de formar diferentes e ver qual o peixe ataca mais, achando ela, você descobre o jeito de chamar a atenção do peixe para atacar sua isca e conseguir bons resultados.

Ficou esclarecido sobre como pescar matrinxã, desde as melhores iscas, sendo naturais ou artificiais, métodos utilizados e locais?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,25 out of 5)
Loading...
1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *