Como Pescar Carpa [Rio, Barragem, Açude, …]

As carpas são espécies muito comuns em pesqueiros, entre elas há dois tipos bastante especiais: a carpa capim e a carpa cabeçuda.

A carpa capim é encontrada em pesqueiros com mais de 15 kg, a carpa cabeçuda pode passar dos 50 kg. Você pode diferenciar uma da outra reparando nas escamas, a capim tem escamas prateadas maiores que a cabeçuda, que tem 25% do corpo ocupado pela cabeça e uma boca muito grande.

Usa sua grande boca para comer na superfície, ela não morde a isca.

A carpa capim tem o corpo roliço e fino, é mais ágil que as outras carpas, e se alimenta tanto na superfície quanto no fundo da água.

Origem das carpas

Originalmente dos rios e lagos da Ásia e Europa, a carpa é um peixe de tamanho razoável e pode chegar a mais de um metro de comprimento. São peixes herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas.

Quando introduzidas na América do Sul, tiveram uma boa adaptação ao clima deste continente.

pescar-carpa

A vara para pescar Carpas

Para pescar carpas a vara deve ser grande, de dois e quatros metros, e a linha deve ser de 0,40 milímetros. O molinete ou carretilha precisa suportar essa linha. Anzóis do tipo maruseigo são bem vindos. Bom usar miçangas, boia e chumbo também.

Iscas para pescar Carpa

As iscas mais utilizadas são as massas, que você pode comprar pronta ou fazer em casa. Arremesse o mais distante possível, para alcançar onde as carpas preferem ficar.

isca-carpa

[cp_modal display="inline" id="cp_id_3b0aa"][/cp_modal]

Onde pescar Carpas

Em alguns lugares é proibido, mas você pode usar milho como isca para pescar carpa. Enganche os grãos no anzol até encobri-lo. E para atrair o peixe, jogue um punhado de milho na água. O cheiro de creme de milho atrai o peixe, mas você também pode usar batatas cozidas.

A carpa é o tipo de peixe que não se rende fácil. E se a puxada for rápida ou com muita intensidade pode rasgar a boca antes mesmo de fisga-la.

Técnica para pescar Carpa

Inclusive uma boa técnica para pescar carpa é cansando o animal, se você não cansar antes. Solte ao máximo a linha quando sentir que fisgou, na sequência vá recolhendo lentamente e de forma contínua enquanto balança a ponta da vara para frente e para trás.

Se não tiver uma rede por perto, recolha o peixe segurando na frente do rabo e perto da cabeça, por baixo e sem apertar muito. Levantar pela boca não é indicado, por ser uma parte muito sensível da carpa.

pescar-carpa-tecnica

Mais artigos relacionados com carpa e outros peixes:

Cuidados gerais para pescadores iniciantes

A natureza é belíssima e todos tem o direito de usufruir dela, portanto, todo o lixo produzido em local de pesca deve ser recolhido, nunca deixado para trás. Assim, você poderá retornar sempre e encontrar os bichos e as plantas vivendo muito bem.

  • Antes de seguir para um novo local é sempre bom fazer uma pesquisa sobre insetos mais comuns e se previna. A roupa adequada, repelente e alguns acessórios serão essenciais.
  • Quem pesca deveria saber nadar, e mesmo assim deveria ser muito cuidadoso com escorregões, porque quedas, especialmente quando se está sozinho, podem ser fatais.
  • Outro acidente comum é com o anzol, que pode perfurar qualquer parte do seu corpo, ou de quem está distraído por perto.
  • O tamanho do peixe que pode ser pescado varia de acordo com a região visitada, para não correr o risco de cometer um crime, verifique previamente.
  • Vá acompanhado para pescar carpas, esse peixe tem um tamanho absurdo, uma força incrível e você pode não suporta-lo sozinho. E mesmo acompanhado leve uma rede. O que também vai protege-lo dos espinhos que s carpas tem nas costas.
  • Pescar carpa é um exercício de paciência, fique sentado para não ser notado e deixe o peixe pensar que ganhou a luta de força.

Ficou a saber um pouco melhor como pescar carpa, as melhores iscas e métodos? Quer seja em rio, barragem, açude, etc?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 comentários em “Como Pescar Carpa [Rio, Barragem, Açude, …]

  • Moro em Santo Andre, poderia me informar se tem algum pesqueiro
    aqui na região que tema Carpa Capim ou Cabeçuda.Obrigado.

  • obrigado , gostei das dicacas de como pescar carpa e quais as iscas !!
    no interior do rs tem uma cidadezinha que tem carpas velhas na lagoa e ninguem ate hoje conseguiu pescalas vou tentar nesse verão de 2018 ! visitarei o site e informo como foi se conseguir posto até umas fotos se possivel [email protected]@

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *