Como Pescar Baiacu [Iscas, Bandeira, …]

Peso: 4,87 kg, esse é seu peso máximo.
Tamanho: 100,0 cm de comprimento máximo.
Cor: Esverdeado com a barriga branca

O baiacu de que estamos falando é do baiacu arara, que é encontrado no Brasil. Existem vários tipos de espécies de baiacu, então demos preferencia para falar do Arara que é a espécie dominante no Brasil.

Corpo alongado e robusto, com boca pequena e olhos grandes. Dorso escuro com tonalidade esverdeada, lateral do corpo amarelada ou prateada e o ventre é branco. A linha lateral é ondulada. A nadadeira dorsal fica na mesma direção da nadadeira anal. A nadadeira caudal é lunada.

Vivem próximos da costa, em fundos arenosos ou lodosos, geralmente solitários ou em pequenos grupos.

Gostam de ficar próximo ao fundo onde se alimentam de pequenos peixes e crustáceos. Possuem a capacidade de se inflarem, como um mecanismo de defesa.

Como o baiacu contém uma glândula de veneno, o consumo de sua carne exige a retirada prévia da glândula.

Uma vez retirada a glândula, a carne do baiacu torna-se um tradicional ingrediente para sashimi.

Iscas Naturais

No mar, é diferente do rio, porque cada lugar e cada profundidade existem certo tipo de peixe, não tem como eles migrarem para lugares mais fundos, porque no mar as coisas realmente diferentes, iguais veem nos filmes.

E na região que o baiacu fica, é rica em camarão e sardinha, sabendo disso, você já tem uma ideia do que usar como isca.

Como dito, o baiacú é um dos melhores peixes para o sashimi. O melhor modo de pescá-lo é usar o filé de sardinha.

  • Camarão morto ou vivo: Os baiacus preferem camarão, isso nós já sabemos, então não importa o jeito que o camarão esteja, ele vai ser capturado, mas é claro que depende muito do horário, talvez o baiacu prefira mais um a outro.
  • Sardinha: Sim, nessa região também é rica em sardinhas, inclusive em cardumes e o baiacu aproveita dessa situação para se alimentar, porque é o que tem disponível para ele.

baiacu-isca-natural

Mais artigos sobre baiacu e outros peixes:

Iscas Artificias

No mar é mais preferível usar iscas artificiais, porque não é só um tipo de peixe que ataca sua isca, tem os menores que só comem ela e tira ela do seu anzol, e também por a isca artificial ser mais chamativa e rica em detalhes.

E o melhor modelo para se usar na isca artificial é as que se assemelham com a sardinha, por conter detalhes mais parecidos e chamativos, você pode usar sim o camarão artificial que também terá bons resultados.

  • Jumping Jig: A escolha do Jumping Jig é uma boa, porque ele se assemelha com a sardinha, você irá trabalhar essa isca, dando toquinhos bem leves e pausados e sempre sentindo o fundo do mar se possível.
  • Camarão artificial: É a mesma coisa que o camarão natural só que com a vantagem de não trocar as iscas toda hora.
  • Gotcha e Krill: São duas iscas semelhantes, que imitam a anatomia de uma sardinha, é umas das mais usadas por pescadores que garantem um bom resultado.

baiacu-isca-artificial

Métodos Usados Para Pescar Baiacu

O baiacú é um dos melhores peixes para o sashimi. O melhor modo de pescá-lo é usar o filé de sardinha.

Usar chicote com dois anzóis médios, encastoado com ato fino, o chumbo deverá ficar na ponta do chicote tipo pescaria de praia, passando o anzol duas vezes na isca, trabalhar a isca a meia-água (em pesca de canal).

O ideal é pescar em marés de Lua Nova ou marés que baixam muito.

Tome muito cuidado com os dentes dele, porque são cortantes e podem até arrancar um dedo.

Ficou esclarecido sobre como pescar baiacu, desde as iscas naturais e artificiais a métodos utilizados como a bandeira?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *