Como Começar Criação de Peixes em Tanques

Para começar a criação de peixes em tanques é preciso ter conhecimento específico peixes, sobre reprodução induzida, assexuada, formas de alimentação e conservação após o abatimento, e muitos detalhes envolvidos nesse tema.

Além de dominar tudo sobre criação e reprodução de peixes, o empreendedor precisa saber sobre gestão empresarial. Ser criativo e receptivo a inovações.

Vale a pena criar peixes

A demanda por pescado cresce de forma acelerada, e a piscicultura vem para suprir essa necessidade. Inclusive, na tentativa de reverter a realidade: extinção de algumas espécies. Tanto para peixes que seguirão para aquários, ou para o prato da população.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de consumo de 12 quilos por habitante por ano. E o potencial de produção brasileira é grande.

As condições climáticas no país permitem o desenvolvimento da atividade para várias espécies. Mas antes de escolher a espécie, o ideal é considerar o orçamento disponível.

Como avaliar os detalhes das instalações

A topografia do local escolhido, a quantidade e a qualidade de água devem ser consideradas. A canalização pode ser aberta ou fechada.

O tanque pode ser construído sendo diretamente escavado na terra, ou pode ser construído em alvenaria e impermeabilizado.

tanque-natural

Recomenda-se que os viveiros não sejam grandes, uma boa medida é de 40 por 50 metros com 1,60 metros de profundidade.

O formato retangular facilita a renovação da água.

O formato circular é frequentemente usado na criação de trutas, embora também sirva para o cultivo de lambari, tilápia e pirarucu, entre outros.

Também devem ser observados os fornecedores locais de insumos, e a facilidade de escoamento da produção.

O custo do cultivo em tanques é menor que o cultivo em gaiolas, por exemplo. E como os peixes permanecem confinados, as rações oferecidas são nutricionalmente completas.

Como a carpa se comporta em cativeiro

A espécie comum é cultivada em todo o mundo, é resistente a doenças, de fácil reprodução e manejo.

[cp_modal display="inline" id="cp_id_3b0aa"][/cp_modal]

A variedade colorida é muito indicada para fins decorativos. A escama e a espelho também são bastante cultivadas.

Essa espécie se adapta facilmente a diferentes tipos de alimentos, e tem crescimento rápido atingindo um quilo e meio em um ano.

A carpa capim tem cabeça grande e prateada. Suas fezes são abundantes e fertilizam a água. No cativeiro só se reproduz de forma artificial. Atinge um quilo e meio em um ano.

A carpa de cabeça grande não aceita muito bem as rações. Mas pode atingir dois quilos em um ano.

tanques-carpas

O que os peixes precisam

Além de água, os alimentos oferecidos para os peixes podem ser naturais, como material orgânico em decomposição. E os complementares como farelo de arroz, cascas de verduras e legumes, cupim, e outros.

É bom saber que o oxigênio na água diminui durante a noite. E a segurança do peixe em relação aos predadores também deve ser observada.

A quantidade de peixes que podem compartilhar o viveiro depende do tamanho do viveiro, o tipo de peixe, o tamanho dos peixes, a profundidade da água.

A produção consiste na instalação do cultivo, no povoamento e engorda, na despesca e abate. O processamento consiste na limpeza, pesagem, embalagem e estocagem. Isso tudo é feito antes de seguir para a comercialização.

Conclusão

O cultivo de peixes em tanques é algo atrativo.

Requer bastante empenho para a implantação desse tipo de projeto, especialmente no que diz respeito as regras e exigências legais.

Além disso, requer um importante investimento e o acompanhamento diário.

Ficou esclarecido sobre como começar criação de peixes em tanques, se vale a pena e o que é preciso?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

5 comentários em “Como Começar Criação de Peixes em Tanques

  • Gostaria de saber. Sobre as leis ambientais. A propriedade tem água que desce da montanha e desperdiçada no pasto queria utilizar ela abrindo 2 tanques e no final deixando passar. A água voltando. Para o seu caminho. Natural após encher os tanque .. Isso pode ? Não estou infringindo leis ambientais ..oba região. Mg.

  • gostaria de saber se é possivel criar peixe com água salobra,e quais tipo em tanque de alvenaria,
    sem mais,fico no aguardo.

  • olá amigos, tenho vontadew de investir na psicultura, só não sei nada a respeito
    gostaria de comprar um espaço e começar a criar os peixes…
    gostaria de recebeer informações que me levem a insentivos do governo, aceito dicas
    muito obrigado a todos pelo empenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *